EDUCAÇÃO INTEGRAL EM INCONFIDENTES-MG

um itinerário emancipador para o ensino de história e cultura afro-brasileira

Autores

  • Mateus Cristian Rebouças Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Legislação, Contação, Aprendizagem, Racismo, Formação

Resumo

O município de Inconfidentes-MG, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA), iniciou um projeto pioneiro de educação integral no ensino municipal. Este projeto tem como foco a contação de histórias, em especial com temáticas relacionadas ao racismo e aos jogos africanos, e atende à Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Esta pesquisa pretende analisar o impacto desse projeto na rede municipal de ensino e sua relevância para a formação cidadã e crítica dos estudantes, além de ser um modelo de prática educativa alinhada com as diretrizes nacionais.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA