EDUCAÇÃO INTEGRAL EM INCONFIDENTES-MG
um itinerário emancipador para o ensino de história e cultura afro-brasileira
Palavras-chave:
Legislação, Contação, Aprendizagem, Racismo, FormaçãoResumo
O município de Inconfidentes-MG, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA), iniciou um projeto pioneiro de educação integral no ensino municipal. Este projeto tem como foco a contação de histórias, em especial com temáticas relacionadas ao racismo e aos jogos africanos, e atende à Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Esta pesquisa pretende analisar o impacto desse projeto na rede municipal de ensino e sua relevância para a formação cidadã e crítica dos estudantes, além de ser um modelo de prática educativa alinhada com as diretrizes nacionais.