RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA:
Desenvolvimento de jogo da memória da fauna e flora nativa
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Tecnologia, Inovação, GamificaçãoResumo
O desenvolvimento de um jogo educativo voltado para a educação ambiental produzido por estudantes das licenciaturas é uma experiência que faz parte das ações realizadas pela equipe da Iniciativa APÓ, participante das 3ª e 4ª corridas de startups da FADEMA. Com o objetivo de inovar no processo de ensino-aprendizagem, introduzindo elementos de diversão e entretenimento, foi possível o desenvolvimento de um jogo para construção de práticas educativas no campo da educação ambiental de forma interdisciplinar, propondo valorizar o compartilhamento de saberes, abordar dimensões da rica biodiversidade que existe no país e proporcionar desafíos para estímulos cognitivos e sensoriais. Com uma metodologia pautada no planejamento, tratamento de dados, edição, validação e a programação de um APK, o jogo digital para dispositivos móveis visa a aplicação pedagógica em um ambiente educativo, possibilitando facilitar a discussão para compreensão das relações ecológicas e a importância de cada espécie no equilíbrio do ecossistema ao incluir informações sobre árvores, sementes e animais nativos em uma ferramenta dinâmica e funcional.