DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO ESCOLAR:

uma análise da legislação vigente e do Projeto Prosas Nossas

Autores

  • Mateus Cristian Rebouças Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Inconfidentes
  • Ana Carolina Soares Oliveira

Palavras-chave:

Racismo, Discriminação, Educação, Violência

Resumo

O atendimento às normas legais da educação brasileira é um dever das instituições de ensino, especialmente no que tange à promoção e defesa dos direitos humanos. A educação em direitos humanos é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. A proposta deste projeto surge da necessidade de analisar como os documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordam a temática dos direitos humanos, particularmente no campo das Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Além disso, propõe-se examinar o projeto "Prosas Nossas", executado durante o ano letivo de 2023, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), e sua aplicação no contexto da promoção de diálogos sobre os direitos humanos nas escolas.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Currículos específicos / Orientação e Aconselhamento JORNADA