AULA PRÁTICA DE MICROSCOPIA ÓPTICA COMO INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CITOLOGIA

Autores

  • Igor Henrique da Silva IFSULDEMINAS https://orcid.org/0009-0001-1888-812X
  • Mara Aparecida Pereira de Ávila Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes
  • Marcos Magalhães de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Laboratório, Célula

Resumo

A inclusão de aulas práticas junto com o conteúdo teórico pode ajudar os alunos a entender melhor os assuntos estudados. Métodos alternativos no ensino de Ciências são importantes para o desenvolvimento dos alunos. Este estudo teve como objetivo apresentar a percepção de um pibidiano, sobre a relevância da metodologia de aula prática sobre microscopia óptica, no ensino aprendizagem de citologia. Durante a aula prática, que foi realizada no dia 2 de março de 2023, os alunos aprenderam a usar um microscópio, observar e criar suas próprias lâminas. O uso de aulas práticas com microscópios foi bem recebido pelos alunos, estimulando o interesse e proporcionando uma experiência de aprendizado mais significativa. O primeiro contato com o microscópio despertou maior interesse dos alunos e ao criar suas próprias lâminas, demonstravam curiosidade em descobrir novas coisas sobre a microscopia óptica. O uso de metodologias práticas facilita a compreensão de conceitos abstratos, essa abordagem prática torna o ensino de citologia mais eficiente, despertando o interesse dos alunos.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA