PARCERIAS ESTRATÉGICAS PARA A INCLUSÃO NO TOQUE:

a importância dos materiais táteis para o desenvolvimento do aluno com deficiência visual

Autores

  • Maira Fernanda Ribeiro Instituto Federal Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Deficiência visual; Tecnologia 3D; Inclusão escolar; Materiais táteis; Pré-alfabetização, Educação especial.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso de tecnologias 3D e materiais tátil sensoriais no
desenvolvimento do aluno, diagnosticado com deficiência visual, no percurso do Pré 1 para o Pré 2. Em 2023, a parceria com a 3DInc foi essencial para proporcionar materiais adaptados que auxiliam na pré-alfabetização em Braille. O artigo descreve como essas ferramentas, em conjunto com livros em Braille e materiais táteis variados, promoveram avanços significativos no processo de aprendizagem e inclusão do aluno.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão SIMPÓSIO