COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO VAREJO DE MODA FEMININA:

Análise atencional da loja física Kímika (Passos-MG)

Autores

  • Cindi Santos Nascimento Ifsuldeminas campus Passos
  • Paola Viana de Morais Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS campus Passos
  • Diogo Rógora Kawano Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS campus Passos
  • Licia Frezza Pisa

Palavras-chave:

Eye-tracking, Marketing promocional, Ponto de venda, Merchandising, Neuromarketing

Resumo

O estudo analisou a percepção dos consumidores no ponto de venda da loja de roupas femininas Kímika, situada na cidade de Passos, MG, através da metodologia de rastreamento ocular (eye tracking). O objetivo principal foi identificar a atenção visual do público-alvo em dois locais da loja física, sendo as vitrines na coleção Verão 2025 e as araras fixas no interior da loja. A pesquisa foi desenvolvida entre agosto e setembro de 2024. Assim, por meio de análises qualitativas, compreendemos os maiores geradores de atenção com o heatmap e o scanpath dinâmico; quantitativas, com a análise do tempo total de fixação, tempo até a primeira fixação e o percentual de visualização. Os resultados levaram a insights para potenciais otimizações de táticas voltadas ao marketing promocional e futuras pesquisas.

Publicado

18-12-2024