EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS:

A construção de narrativas digitais com crianças

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação Infantil, Narrativas digitais, Tecnologias

Resumo

As tecnologias digitais têm impactado profundamente as culturas contemporâneas e, por consequência, a Educação e a Educação Física. Diante disso, torna-se fundamental abordar didaticamente as mediações da cultura digital e incentivar uma leitura crítica e a criação de novas práticas culturais. Esta pesquisa analisou a produção de narrativas digitais com crianças por meio de jogos, desenhos e um fotolivro, criado utilizando inteligências artificiais nas aulas de Educação Física da Educação Infantil. Com 125 participantes, os resultados mostraram que a criação de histórias nas aulas pode promover aprendizagens significativas aos alunos, apoiadas nas competências objetiva (compreensão acerca da brincadeira e do jogo), social (interação e cooperação na brincadeira e no jogo) e comunicativa (desenvolvimento de capacidades criativas e exploratórias), debatidas por Kunz (2004) em seu livro Transformação didático-pedagógica do esporte, auxiliando na reconstrução das práticas corporais e na produção de significados em sala de aula.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação Física / Fisioterapia JORNADA