SANEACIDADE: jogo didático sobre saneamento, saúde e governança em tempos de extremos climáticos.

Autores

  • Elias Daniel Camargo Pimenta IFSULDEMINAS - Campus inconfidentes
  • Amanda Ramos Dimitroff IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Juliana Santos Alves de Souza
  • Heloísa Severino Souza IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Governança, Educação ambiental, Jogo de Tabuleiro, Mudanças climáticas

Resumo

A educação ambiental é uma ferramenta para conscientizar a população sobre a importância da regularidade dos serviços de saneamento e, dessa forma, motivar a cobrança por uma prestação adequada por parte daqueles que provêem os serviços. O presente projeto objetiva elaborar um jogo de tabuleiro que relacione as temáticas de saneamento e saúde com a governança da cidade em tempos de eventos extremos, de modo a conscientizar os participantes sobre como o gerenciamento do espaço urbano pode afetar a população. A criação do design do tabuleiro e das cartas ocorreu na plataforma Canva. O jogo apresenta um sistema de perguntas e respostas com base nos eixos do saneamento, para um público-alvo de 12 a 14 anos. Foram realizados testes a fim de identificar possíveis falhas no sistema de regras e para avaliar a dificuldade das perguntas. O Saneacidade é um jogo de tabuleiro dinâmico e apresenta potencial de ensinar conceitos e práticas ambientais de forma descontraída.

 

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Engenharia Ambiental e Sanitária JORNADA