HORTAS PEDAGÓGICAS AGROECOLÓGICAS:

Um Diálogo com Mulheres Assentadas do MST.

Autores

  • Gabriela Francês de Sousa IFSULDEMINAS - Campus Machado

Palavras-chave:

Hortas pedagógicas; Agroecologia; Educação popular; Educação do campo.

Resumo

Este artigo relata a experiência discutida no episódio do podcast “#Fala Produtor(a): Raízes da Terra, conectando
mulheres do campo”, realizado pelos alunos do IFSULDEMINAS - Campus Machado, integrantes do Núcleo de
Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO). O episódio abordou as hortas pedagógicas agroecológicas no Quilombo Campo Grande-MG, conduzidas por mulheres assentadas do MST. O diálogo com a coordenadora do
Coletivo de Mulheres Raízes da Terra, destacou o papel das hortas como espaços de empoderamento feminino, geração de renda e educação popular, promovendo saúde, autonomia e fortalecimento dos laços comunitários. Além disso, a horta da Escola Popular Eduardo Galeano foi apresentada como uma ferramenta de educação integrada, unindo ensino e agroecologia para crianças e adolescentes. O podcast também enfatizou os desafios enfrentados pelas mulheres na luta por autonomia e justiça agrária.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação SIMPÓSIO