A Importância da literatura infantil no processo de alfaletrar durante a pandemia

Autores

  • Bruna Isabela Caleare Alves Instituto Federal Sul de Minas Campus Muzambinho
  • Franciele de Souza Paiva
  • Ana Paula Pires dos Santos

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Ludicidade

Resumo

O presente trabalho trata de um relato de experiência feito por alunas do curso de licenciatura em pedagogia ead do if sul
de minas, realizado com crianças matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental. O objetivo foram compreender a
relação da literatura e o processo de alfabetização e letramento no contexto da pandemia de Covid-19, partindo de uma
pratica que usa da ludicidade e apoio familiar para acessar as crianças, seus conhecimentos prévios e seus recursos
literários em casa. As atividades realizadas foram leitura de um livro literário, responder um questionário e fazer um
desenho sobre o livro. Com os resultados alcançados deu para analisar que a leitura ando junto com a alfabetização e
letramento, que promoveu interação familiar.

Downloads

Publicado

26-12-2022

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA