A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS JOVENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PNLD 2021

Autores

  • Gabriel Amato Bruno de Lima IFSULDEMINAS – campus avançado Três Corações
  • Cecília Silva Carvalho IFSULDEMINAS – campus Três Corações
  • Thamyres Castilho Santos IFSULDEMINAS – campus Três Corações
  • Rafael Romão de Melo Resende IFSULDEMINAS – campus Três Corações

Palavras-chave:

Material didático, Juventude, Movimento estudantil

Resumo

Este relato de pesquisa tem o objetivo de analisar, por meio do método qualitativo de análise de conteúdo, as quatorze coleções do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021 da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em conjunto com a aplicação do Novo Ensino Médio (NEM), em busca de entender como a participação política dos jovens é representada nessas coleções didáticas. Foi possível constatar que tal representação é homogeneizada, pois possui forte influência de discursos como o do "protagonismo juvenil", com perspectivas individualistas e neoliberais, e da dimensão mercadológica do material didático, que contribui para um cumprimento improdutivo das exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no sentido de incluir temas relacionados à juventude nos livros.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA