A ABORDAGEM VISUAL DOS JOVENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PNLD 2021

Autores

  • Gabriel Amato Bruno de Lima IFSULDEMINAS – campus avançado Três Corações
  • Henry Magalhães Meliato IFSULDEMINAS – campus Três Corações
  • Maria Eduarda Silva Andrade IFSULDEMINAS – campus Três Corações

Palavras-chave:

Juventudes, Produção Editorial, Iconografia

Resumo

Este relato de pesquisa estabelece diálogos entre os estudos acadêmicos sobre as juventudes e sobre o ensino de Ciências Humanas, investigando a pluralidade dos jovens nas representações imagéticas dos seis volumes da coleção "Conexões" de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), da editora Moderna, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e voltadas ao Novo Ensino Médio (NEM). Para isso, foi utilizado o método qualitativo da análise de conteúdo, a partir de um banco de dados criado para levantar como essas aparições são realizadas nos livros didáticos. Constatou-se o predomínio de figuras que reproduzem visões restritas e estereotipadas da juventude, excluindo a multiplicidade das condições juvenis presentes na sociedade brasileira.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA