REDISCUTINDO O CÂNONE LITERÁRIO

por um ensino da Literatura de autoras femininas

Autores

  • Stephany Daniely Galvão de Oliveira IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Marina Eduarda de Oliveira IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Milaine Cristina Martins IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Patricia Ribeiro do Valle Coutinho IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Autoria feminina, ENEM

Resumo

A literatura brasileira, historicamente, coloca como protagonistas autores homens, brancos e de classe média, deixando à margem mulheres escritoras, independente da qualidade de seus textos. Diante disso, o projeto tem como escopo os mecanismos de manutenção do cânone literário e da exclusão feminina do mesmo, usando como objeto as provas do ENEM dos últimos dez anos. O Exame Nacional é uma ferramenta de suma importância para a repercussão das obras nacionais, reforçando a importância dos textos abordados em suas questões. O artigo estuda como as obras literárias de
autoria feminina foram abordadas nos últimos da prova, levando em consideração, por meio da análise de conteúdo, sua autoria, os gêneros mais abordados e seus principais temas, a fim de propor uma reflexão sobre a abordagem e uma revisão sobre o cânone imposto.

Publicado

18-12-2024