REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE QUÍMICA:

percepções dos discentes em um estudo de caso.

Autores

  • Leandro Gustavo da Silva IFSULDEMINAS Muzambinho
  • Gabrielle Martins Moraes IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • Maria Eduarda Oliveira Bruno Silva Padilha IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

Palavras-chave:

Tecnologia, aplicativos, pilhas, aprendizagem

Resumo

A Realidade Aumentada (RA) é uma ferramenta que permite a interação e combinação do mundo físico real com o mundo virtual. O uso dessa tecnologia permite desenvolver também materiais didáticos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, transformando conceitos abstratos apresentados em livros através de imagens planas em imagens 3D. Sendo assim, o presente estudo, de caráter qualitativo e exploratório, teve por objetivo analisar um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio integrado do Campus Muzambinho que após uma sequência didática sobre o tema Pilhas e Baterias, onde foi utilizado a RA, responderam a um formulário digital contendo questões sobre esse tema. Por meio da análise das respostas foi possível identificar que boa parte dos alunos não conheciam a RA e que os seus professores não aplicam essa tecnologia em sala de aula, portanto é necessário que sejam promovidos momentos em que docentes tenham a oportunidade de se atualizarem.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA