O GEOTECNOLOGIAS NA GESTÃO AGRÍCOLA:

Eficiência e Sustentabilidade da Cultura do Café na Fazenda do IFSULDEMINAS

Autores

  • André Augusto da Silva Marques IF Sul de Minas Campus Muzambinho
  • Eduarda da Silva Trindade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.
  • Alice Vilela Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.
  • Rian Aparecido Viana Avelino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.

Palavras-chave:

Agricultura sustentável, Agricultura digital, Agricultura 4.0

Resumo

O projeto em questão tem como objetivo geral utilizar geotecnologias como ferramenta de apoio na gestão do setor de cafeicultura da fazenda do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, visando melhorar a eficiência na tomada de decisões e na utilização dos recursos disponíveis. Para alcançar esse objetivo, os objetivos específicos são: identificar as áreas com maior potencial produtivo, monitorar o uso da terra e a produção agrícola, avaliar a eficiência no uso dos insumos e recursos naturais, e sugerir estratégias para otimizar a gestão da fazenda. A metodologia científica proposta envolve o uso de técnicas de geoprocessamento para análise e integração de dados espaciais, como imagens de satélite e informações do terreno, além da realização de levantamentos de campo para validação dos resultados. Os resultados esperados são a melhoria na eficiência da gestão do setor de cafeicultura da fazenda, com aumento da produtividade e redução de custos, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e social da atividade agrícola.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Agronomia: Extensão Rural e Agroecologia JORNADA