COMPARAÇÃO ENTRE AS AULAS DOS BIOMAS BRASILEIROS COM A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Marianna Lara do Prado Serapiao If Machado
  • Debora de Carvalho Dourado
  • Fabiana Lucio de Oliveira

Palavras-chave:

Prática Pedagógica; Biologia; Formação; Flora.

Resumo

Este resumo descreve uma experiência no Programa Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O trabalho relata o processo de ministrar uma aula sobre "Tipos de Biomas" para duas turmas de Agropecuária no Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado. A primeira aula foi no primeiro módulo da Residência Pedagógica, em 2022, e a segunda, no terceiro módulo, em 2023. O foco é apresentar as intervenções realizadas, as mudanças decorrentes do amadurecimento profissional da residente e a relevância do papel do professor.  Além disso, destaca-se a importância do Programa Residência Pedagógica para a formação de futuros professores. O relato inclui a metodologia aplicada, as discussões promovidas, o modelo de ensino-aprendizagem adotado, e os resultados positivos obtidos, tanto pela residente quanto pelos alunos. 

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA