MÉTODO DE ENSINO PBL APLICADO EM PROJETO DE COCRIAÇÃO:

1000 ideias para espaços mais harmoniosos

Autores

  • Flávio Cunha Ferreira IFSULDEMINAS - Campus Passos
  • Rodrigo Nascimento

Palavras-chave:

Metodologia ativa de ensino, Projeto de inovação, Criação conjunta, Educação colaborativa, Projeto Demola

Resumo

Este trabalho apresenta um Relato de Pesquisa sobre o uso da metodologia Problem Based Learning (PBL) aplicada no projeto de cocriação internacional denominado “Link Me Up: 1000 Ideas” e lançado pela empresa finlandesa ‘Demola’ a fim de resolver os problemas lançados pela companhia portuguesa e baixo-alentejana ‘AC – Condomínios’. O desafio “AC – Harmonics Spaces”, iniciado ao dia 25 de outubro de 2021 e finalizado ao dia 17 de dezembro do mesmo ano, possibilitou a criação de uma equipe de nove membros de diferentes campos de estudo e de diferentes regiões de Portugal, Brasil e Espanha, para que em um prazo de oito semanas, se levantasse um estudo de caso sobre a ‘AC – Condomínios’ e que se propusessem soluções ao desafio lançado. É justificado aqui, pois, o uso do “Método PBL” e sua possibilidade de metodologia ativa de ensino, uma vez em que os alunos foram protagonistas na resolução de uma situação-problema real.

Downloads

Publicado

2022-12-26