A A Zona de Desenvolvimento Proximal como Apoio para Melhorar o Ensino da Matemática.

Autores

  • Samuel Henrique da Silva IF Sul de Minas - Campus Passos - MG
  • Andressa Leite IF Sul de Minas - Campus Passos - MG
  • Geovana Teixeira
  • Welisson Michael Silva

Palavras-chave:

Desenvolvimento; Vygotsky; Matemática; Ensino

Resumo

O texto a seguir apresenta uma pesquisa bibliográfica que levanta uma investigação sobre como as lacunas deixadas ao longo dos anos no ensino de Matemática podem ser sanadas através da aplicação da Zona de  Desenvolvimento Proximal, evitando que essas entrelinhas acompanhem os alunos ao longo da aprendizagem. A Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP) de Vygotsky, resguarda que pode-se obter resultados significativos no conhecimento se o aluno estiver sob o auxílio de alguém com mais experiência. Vygotsky apresenta o conceito de Zona de Desenvolvimento Potencial, exprimindo como o desenvolvimento dos alunos sofre influência por redes de apoio, pronunciando que é possível chegar a uma aprendizagem potencialmente satisfatória com o auxílio de alguém experiente. Desse modo, o texto ressalta a importância da teoria da ZDP no ensino da Matemática, pois a interação com professores e colegas é fundamental para o aprendizado. Por fim, Vygotsky defende que essa colaboração favorece a compreensão dos conceitos, assim como ajuda a criar ambientes favoráveis de  aprendizagem.

Downloads

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA