A HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS:

vivências no Programa de Residência Pedagógica

Autores

  • Maria Eduarda da Silva IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Vitória Cristina dos Reis Lino
  • Nilton Luiz Souto

Palavras-chave:

Formação de professores; espaço não formal de ensino; plantas medicinais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as ações didático pedagógicas vivenciadas por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Inconfidentes durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP). As ações foram relacionadas a Educação Ambiental (EA), em especial, as contribuições da horta escolar para o ensino de Ciências e se caracterizaram por aulas expositivas dialogadas, visitas ao ervanário do IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes, preparação da horta e o plantio das mudas. As atividades foram planejadas e desenvolvidas pela professora supervisora e pelos residentes junto a duas turmas de 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola campo, parceira do Programa. As ações didático pedagógicas diminuíram a abstração e aumentaram o interesse dos alunos, tornando as aulas de Ciências mais significativas.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA