Análise narrativa de dois videogames brasileiros, Dreaming Sarah (2015) e TRAUMA (2023)

Autores

  • Adriana Falqueto Lemos Ifsuldeminas
  • Maria Eduarda Lisboa
  • Amanda Oliveira Andrade
  • Rossanna dos Santos Santana Rubim Ifes https://orcid.org/0000-0002-2628-5177
  • Bruno Gutierrez Ratto Clemente Ifes

Palavras-chave:

Análise de jogos, Narrativa, Indústria brasileira de jogos, Dreaming Sarah, Trauma

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo da narrativa do jogo brasileiro Dreaming Sarah (2015) e TRAUMA (2023). Em consonância com as pesquisas feitas por Calomeno e Grimm (2010), esta pesquisa estudou a narrativa dos jogos em contraponto com dispositivos de análise literária, tendo-se a concepção de que os jogos são objetos culturais textuais circunscritos na história cultural das práticas e representações, assim como estudado por Roger Chartier (2020). Observou-se que ambos os jogos demonstram o potencial da indústria de jogos brasileira de forma robusta.

Biografia do Autor

Rossanna dos Santos Santana Rubim , Ifes

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), licenciatura em Letras - Inglês e Letras - Português pela Estácio de Sá (2019/2022) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Atualmente é Bibliotecária/Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura, leitura literária, bibliotecas - organização, leitura e biblioteca escolar. É membro do Grupo de Pesquisa Literatura, ficção e suas materialidades (Ifsuldeminas).

Bruno Gutierrez Ratto Clemente, Ifes

Possui Graduação em Ciência da Computação pela FAESA, Fundação de Assistência e Educação, (2013). Possui Especialização (Pós-graduação - Lato Sensu) em Desenvolvimento Web pela FAESA, Fundação de Assistência e Educação, (2014). Possui Mestrado (Pós-graduação - Stricto Sensu) em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), (2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática Aplicada à Educação, Inteligência Artificial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Publicado

18-12-2024