COGNIÇÃO, CANTO E VIVÊNCIAS MUSICAIS

O impacto do desejo para o desenvolvimento humano por meio da música

Autores

  • Emanuela Francisca IFSULDEMINAS - Três Corações
  • Camila Mendes IFSULDEMINAS - Três Corações
  • Rafael Garcia IFSULDEMINAS - Três Corações

Palavras-chave:

Educação musical, Ensino médio e tecnológico, Extensão, Atenção, Desejo

Resumo

RESUMO: O presente trabalho apresenta resultados parciais das atividades artístico-musicais atualmente em curso no IFSULDEMINAS - Campus Três Corações a partir do olhar discente, tendo como foco de investigação a atuação de um Professor Visitante de Música na instituição. Com um trabalho sólido no campo artístico-musical desde 2017, o Campus Três Corações conta atualmente com três grupos musicais (um coral, um grupo vocal-instrumental e uma camerata experimental) com expressiva participação de alunos, colaboradores e da comunidade externa, tanto como integrantes desses grupos quanto como público. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do PIBIC-EM/CNPq, coletou dados a partir de uma investigação etnográfica e se pautou em teorias sobre cognição elaboradas no Grupo de Pesquisa Complex Cognitio-PUC Minas, em reflexões sobre o desejo e a auto-organização humana realizadas por Chauí (1993) e Ostrower (1993), além de estudos sobre música e cérebro desenvolvidas por Sloboda (2005) e Jourdain (2000). Nosso objetivo tem sido investigar como o desejo, a atenção e a música estão interligados e corroboram para uma saúde mental e social que influi satisfatoriamente no desenvolvimento cognitivo de nossos discentes.

Palavras-chave:  Educação Musical, Ensino Médio e tecnológico, Extensão, Atenção, Desejo.

 

Biografia do Autor

Camila Mendes, IFSULDEMINAS - Três Corações

Cursando Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Avançado de Três Corações (IFSMG - TCO). Integrante do Grêmio Estudantil do Instituto Federal de Três Corações, atuando como diretora de pesquisa (2023-2024). Participante do Comitê de Assuntos Estudantis, com mandato de 2023 à 2025. Membro do projeto IF de Portas Abertas, onde atuou apresentado a instituição e visitando outras escolas, com o intuito de divulgar o processo seletivo do IF, além de dar aulas de matemática voluntariamente para ajudar vestibulandos. Ofertou voluntariamente auxílio em matemática para concursandos de vagas fornecidas pela prefeitura local. Desenvolvedora do site do projeto Plastissom II, que tem como meta expor materiais do Grupo de Estudos e Pesquisa de Música, dentre as quais as aulas de teclado e violão, da qual faz parte, além de relatar os eventos em que o grupo participa. Participa do projeto "Por dentro do Plastissom II: um olhar discente", em que realiza uma pesquisa sobre o projeto Plastissom. (Texto informado pelo autor)

Rafael Garcia, IFSULDEMINAS - Três Corações

Doutor em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de pesquisa Música e Cultura. Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (IA-UNESP) na área de Musicologia / Etnomusicologia / Educação Musical. Pós-graduando em Antropomúsica - Educação Musical Waldorf pela Faculdade Rudolf Steiner. Bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (ICHL-UNIFAL). Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Bacharel em Instrumento pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Música Antiga pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim). Foi coordenador pedagógico do curso de Música-EaD da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) em Três Corações/MG e diretor do Instituto Aquarela do Brasil em Alfenas/MG. Atualmente é Professor Visitante do IFSULDEMINAS - Campus Avançado de Três Corações e professor de cordas dedilhadas do Centro Municipal de Música Prof. "Walda Tiso Veiga". Possui experiência na área de Artes e Antropologia Social com ênfase em Música, Performance, Cultura Popular e Processos de Modernização.

Publicado

18-12-2024