RECURSOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS:
ferramentas como metodologias diferenciadas na Educação Inclusiva
Palavras-chave:
Recursos Visuais;, Didática de Ensino;, Metodologia de Ensino;, Adaptações Curriculares.Resumo
O presente trabalho, com a temática central sobre recursos didático-pedagógicos, tem por objetivo refletir e discutir sobre a importância do uso das ferramentas pedagógicas que podem elevar a qualidade da educação, bem como beneficiar os aprendizes, público-alvo da educação inclusiva. Além do desenvolvimento cognitivo, as possibilidades de oferta acessível, asseguram a integração e a participação dos sujeitos na produção do conhecimento. Além da legislação vigente, a base teórica, explana sobre a didática, a ludicidade educacional e a educação inclusiva. Conclui-se que, ao lançar mão das ferramentas disponíveis, para o uso no contexto adequado, o benefício agregador às atividades educativas, elevam a qualidade de aprendizagem, e mantém o respeito às singularidades e especificidades de cada aprendiz, dentro de suas limitações e potencialidades educacionais.