RECURSOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS:

ferramentas como metodologias diferenciadas na Educação Inclusiva

Autores

  • Mariana Miranda de Toledo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes
  • Reginaldo Silva IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Recursos Visuais;, Didática de Ensino;, Metodologia de Ensino;, Adaptações Curriculares.

Resumo

O presente trabalho, com a temática central sobre recursos didático-pedagógicos, tem por objetivo refletir e discutir sobre a importância do uso das ferramentas pedagógicas que podem elevar a qualidade da educação, bem como beneficiar os aprendizes, público-alvo da educação inclusiva. Além do desenvolvimento cognitivo, as possibilidades de oferta acessível, asseguram a integração e a participação dos sujeitos na produção do conhecimento. Além da legislação vigente, a base teórica, explana sobre a didática, a ludicidade educacional e a educação inclusiva. Conclui-se que, ao lançar mão das ferramentas disponíveis, para o uso no contexto adequado, o benefício agregador às atividades educativas, elevam a qualidade de aprendizagem, e mantém o respeito às singularidades e especificidades de cada aprendiz, dentro de suas limitações e potencialidades educacionais.

 

Biografia do Autor

Reginaldo Silva, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Reginaldo Silva é atuante na Comunidade Surda desde 2002. Pós-graduando em: Educação Digital (SENAI/SC). É professor e Tradutor-Intérprete de Libras. Formado em Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras-Libras (Uniasselvi). Possui Mestrado em Educação (Unifal/MG). Pós-graduado em Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); Tem Especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais (FAEL S/A). Certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH). Tradutor/Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG. Atualmente é Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG. Ex-Membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021), "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" (2020) e "Libras em Movimento" (2021).

Downloads

Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA