FORMAÇÃO DO DOCENTE ENGENHEIRO CIVIL
A busca por uma formação reflexiva
Palavras-chave:
Formação pedagógica, Engenheiro-professor, Educação contínuaResumo
A problemática da pesquisa é demonstrada pelas adversidades dos professores engenheiros que atuam nos cursos de engenharia, o qual exige formação pedagógica interdisciplinar. Assim, se coloca como questão de pesquisa: Como as legislações tratam da formação do engenheiro-professor? Para responder a essa pergunta, o objetivo foi discutir as lacunas na formação de professores de engenharia e compreender a relação entre a formação técnica, prática e crítica visando à formação reflexiva. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de revisão bibliográfica, que é um estudo descritivo com abordagem qualitativa que permite aos pesquisadores avaliar o conhecimento gerado a partir de estudos anteriores (ALVES-MAZZOTTI, 2002). Nesse sentido, as instituições se deparam com a necessidade de modernizar a formação de professores à medida que buscam se adequar às novas organizações e apoiar à diversidade, que pode ser alcançada por meio de uma educação contínua e sólida. Buscamos, assim, discutir a legislação sobre formação de professores para engenheiros com base em pesquisas realizadas por Nóvoa, Schon, Gómez (1995), Masetto (2015), entre outros.