FORMAÇÃO DO DOCENTE ENGENHEIRO CIVIL

A busca por uma formação reflexiva

Autores

Palavras-chave:

Formação pedagógica, Engenheiro-professor, Educação contínua

Resumo

 

A problemática da pesquisa é demonstrada pelas adversidades dos professores engenheiros que atuam nos cursos de engenharia, o qual exige formação pedagógica interdisciplinar. Assim, se coloca como questão de pesquisa: Como as legislações tratam da formação do engenheiro-professor? Para responder a essa pergunta, o objetivo foi discutir as lacunas na formação de professores de engenharia e compreender a relação entre a formação técnica, prática e crítica visando à formação reflexiva. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizado o método de revisão bibliográfica, que é um estudo descritivo com abordagem qualitativa que permite aos pesquisadores avaliar o conhecimento gerado a partir de estudos anteriores (ALVES-MAZZOTTI, 2002). Nesse sentido, as instituições se deparam com a necessidade de modernizar a formação de professores à medida que buscam se adequar às novas organizações e apoiar à diversidade, que pode ser alcançada por meio de uma educação contínua e sólida. Buscamos, assim, discutir a legislação sobre formação de professores para engenheiros com base em pesquisas realizadas por Nóvoa, Schon, Gómez (1995), Masetto (2015), entre outros.

Biografia do Autor

Joelma Pereira de Faria Nogueira

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras ´Eugênio Pacelli´ (1994), mestrado (2003) e doutorado (2010) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS desde 2001. Atuou na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (2022-2022). É Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIVÁS (2022 - atual). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e Linguística Aplicada, Leitura e Produção de Textos e Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa. Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: ensino-aprendizagem, formação de professores, pesquisa colaborativa, monitoria e leitura e produção textual em diferentes contextos ( texto Currículo Lattes )

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA