OS DESAFIOS DA INSERÇÃO E DA PERMANÊNCIA DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O presente trabalho aborda os imensos desafios e os avanços no acesso, inserção e permanência de alunos surdos no ensino superior. O ensino e a educação dos sujeitos surdos é um direito garantido pela legislação vigente e, como forma de garantir sua execução, outros documentos foram elaborados para fomentar adequações nos ambientes acadêmicos para atender a esse público. Como metodologia de pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica. As referências teóricas se apoiam nos estudos de Lebedeff (2011), Silva (2019), entre outros. A problemática deste trabalho, se dá na observação da falta de formação dos educadores para que garantam de fato, a acessibilidade deste público nos ambientes escolares. A falta de conhecimento da cultura surda, da legislação que aborda educação de surdos e a necessidade de adotar metodologias de ensino que contemplem esses alunos, tornam-se barreiras para que os mesmos continuem no ambiente acadêmico. Os resultados sugerem que, existem alguns avanços e conquistas, no ingresso dos alunos surdos por exemplo em universidades e instituições, contudo, ainda existem barreiras e problemáticas que implicam neste acesso à educação com qualidade. Almeja-se que este estudo ofereça contribuições à proposta de educação de surdos nas instituições, ampliando discussões e aperfeiçoando as práticas cotidianas.