ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 4.0 BRASILEIRO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NA PANDEMIA

Autores

  • Michele Martins Silva Ribeiro IFSULDEMINAS/ Campus Avançado Carmo de Minas
  • Daiane da Silva Tomaz IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas
  • Eder Rudson da Silva IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas
  • Juliana da Silva Moura Ribeiro IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas
  • Letícia de Souza Pereira IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas
  • Samuel Ribeiro Silva IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas

Palavras-chave:

Consumidor 4.0, Comportamento do consumidor, Pandemia, e-Commerce

Resumo

O comportamento do consumidor brasileiro passou por grandes transformações durante a pandemia e foi marcado por uma maior adoção do comércio eletrônico (e-commerce). Os consumidores passaram a valorizar marcas que se envolveram em ações sociais e sustentáveis ao longo dos anos. É importante ressaltar que essas mudanças no comportamento do consumidor não são necessariamente temporárias, portanto, este artigo mostrará como essas mudanças foram afetadas durante a pandemia, considerando que as empresas adaptaram suas estratégias para atender às novas expectativas e necessidades dos consumidores brasileiros. O e-commerce também se destacou como importante meio de transações e foi crucial para a sustentabilidade econômica no período pandêmico. Por fim, as empresas que conseguiram entender e se adaptar a essas mudanças puderam atender às necessidades dos consumidores e se destacar no mercado.

Biografia do Autor

Daiane da Silva Tomaz, IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas

Aluna do Bacharelado em Administração.

Eder Rudson da Silva, IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas

Aluno do Bacharelado em Administração.

Juliana da Silva Moura Ribeiro, IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas

Aluna do Bacharelado em Administração.

Letícia de Souza Pereira, IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas

Aluna do Bacharelado em Administração.

Samuel Ribeiro Silva, IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas

Aluno do Bacharelado em Administração.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Administração / Economia JORNADA