POPULAÇÃO DE PLANTAS: uma experiência interdisciplinar entre matemática e olericultura

Autores

  • Júlia Simões Gula
  • Terezinha Aparecida Pereira Gonçalves
  • João Paulo Rezende IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Ensino Integrado, Contextualização, Técnico em Agropecuária, Educação Matemática, Residência Pedagógica

Resumo

Este resumo apresenta o relato de uma experiência vivenciada por um grupo de bolsistas do programa Residência
Pedagógica, núcleo interdisciplinar Matemática/Pedagogia, do IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes, que tem se
dedicado na elaboração de uma proposta de ensino de Matemática Integrada à Agropecuária. O trabalho tem sido
desenvolvido para duas turmas do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, também do Campus Inconfidentes. A proposta tem fundamentação teórica nos conceitos de Interdisciplinaridade e
Contextualização para a promoção do ensino integrado entre a formação básica em Matemática e técnica em Olericultura. A partir do problema “como determinar a quantidade de mudas de alface em um canteiro de dimensões conhecidas” identifica-se os conceitos de medida de comprimento, transformação de unidades de medida, área, tomada de decisão, generalização de padrões e construção de modelos. Conclui-se que abordar os conceitos de Matemática em situações contextualizadas na Olericultura numa proposta interdisciplinar é um caminho possível para o ensino integrado.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA