UMA INTERVENÇÃO DO PIBID NA ESCOLA BÁSICA SOBRE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E PORCENTAGEM
Palavras-chave:
PIBID, Ensino de Matemática, Formação de professoresResumo
O artigo aborda sobre o relato de experiência dos autores, alunos de Licenciatura em Matemática, bolsistas do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual (sem identificação), onde foi observado a
dificuldade dos alunos sobre interpretação de gráficos e operações com fração. A partir de uma discussão com o
professor supervisor e o professor coordenador de área, realizamos o planejamento de aula da primeira intervenção em
sala de aula. Para que pudesse instigar o interesse do aluno no conteúdo, foram planejadas e aplicadas as seguintes
atividades: interpretação de gráfico, esboço do gráfico com dados colhidos em sala . Após a conclusão da aula, pudemos
observar que houve interação de alguns alunos que demonstravam menos interesse nas aulas anteriores. Assim
conseguimos fazer com que eles participassem mais das aulas tirando dúvidas e demonstrando interesse pelo conteúdo.