PROJETO ARAPUÁ: uma experiência com abelhas nativas em uma escola estadual de Inconfidentes/MG

Autores

  • Vanessa Aparecida Barbosa Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia - Campus Inconfidentes
  • Richard Nacasato Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia - Campus Inconfidentes
  • Jonas Campos Francisco Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Meliponicultura, Inclusão, Autismo; Estratégia; Inclusiva., Agroecologia

Resumo

Este relato de experiência, através da iniciativa de uma professora de apoio da unidade escolar, aliada ao NEA Raiz do Campo, aborda várias faces da educação, unindo a área ambiental e inclusiva para proporcionar para estudantes de uma escola estadual em Inconfidentes/MG a interação com o setor de agroecologia, o meliponário e atividades que despertam a cidadania planetária e a consciência ecológica, princípios fundamentais da ecopedagogia, que norteiam as atividades do grupo. A experiência conta como metodologia de pesquisa leitura, aulas ao ar livre, ida a campo, preparação de iscas, confecção de meliponário e apresentação na feira de ciências da escola com uma premiação final. Os resultados foram muito satisfatórios, visto que alunos que se mostravam desinteressados e desafiadores em sala de aula começaram a apresentar muito interesse e a participação de estudantes do espectro autista foi marcante para todo o grupo e instigante para os estudantes que participaram do projeto.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA