LUDICIDADE: a alegria de aprender brincando

Autores

  • Juliane D. Teixeira IF Sul de Minas - Campus Muzambinho
  • Jair Silva Sobrinho
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes

Palavras-chave:

Brincar, Ludicidade, Jogos

Resumo

O presente trabalho versa sobre o conceito de ludicidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A partir da prática vivenciada na disciplina Prática como Componente Curricular IV, construiu-se o problema de pesquisa o qual propõe: de que forma o resgate de brincadeiras antigas e tradicionais pode contribuir com a construção do imaginário das crianças e facilitar o aprendizado de modo a tornar a escola um espaço mais atrativo? Como hipótese afirmou-se que a escola precisa utilizar de meios diferenciados para que a aula seja mais dinâmica e interessante despertando algum interesse na criança e a ludicidade pode trazer tal dinâmica e interatividade. Como objetivo geral foi proposto discutir a importância e o espaço de brincadeiras antigas frente às novas gerações como um meio de interação com a realidade e com o outro. A prática vivenciada oportunizou aos estudantes a participação em intervenções pedagógicas que poderiam melhorar a interação social, coordenação motora, estimular a criatividade dentre outros inúmeros benefícios que esse resgate pode trazer.

 

 

Palavras-chave: Brincar; Ludicidade; Jogos.

 

 

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA