A AVALIAÇÃO COMO MOMENTO DE APRENDIZAGEM: ensinando forró nas aulas de educação física e artes
Resumo
A avaliação representa um “nó górdio” nas disciplinas de Educação Física e Artes. Pergunta-se no atual trabalho: como avaliar em Educação Física e Artes? Trata-se de um relato de experiência que se dedicou a analisar como a avaliação pode melhorar a “aprendizagem” no conteúdo forró. A “socialização dos passos do forró” e o “protocolo verbo-imagético” foram estratégias de avaliação utilizadas. Tais avaliações tiveram como efeito: (i) valorização da criação e expressão estudantil; (ii) possibilitaram a mistura, a diversidade e a expansão dos signos; (iii) as avaliações atenuaram as relações de poder de gênero e de habilidade; (iv) a avaliação e a aprendizagem foram tratadas de forma orgânica. Conclui-se que o corpo, a imagem, o som, o vídeo etc são formas de relacionar e comunicar com mundo e precisam ser valorizadas integrando avaliação e aprendizagem.