UTILIZAÇÃO DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR PARA ALUNOS JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Flavio Antunes de Souza IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Kímberli Stephani Arruda Arruda
  • Giovana Carine Leite Leite
  • Jane Piton Serra Serra

Palavras-chave:

EJA, Aula prática, Ensino de Biologia

Resumo

O estudo da Biologia é de extrema importância para vida acadêmica, principalmente quando se trata de células e seus constituintes, pois estudá-las e conhecê-las é entender como a vida se estrutura e funciona. Assim, observou-se a necessidade da elaboração de aula prática de extração de célula por esfregaço bucal e extração de DNA, objetivando auxiliar os alunos do Ensino de Jovens e Adultos na introdução à Biologia Celular, contribuindo dessa forma para o processo de aprendizagem. O presente relato de experiência mostra que os alunos efetuaram as aulas práticas com êxito, fazendo a extração de DNA e a observação da célula do esfregaço bucal no microscópio. Como os alunos participaram de todo o processo, aplicando as metodologias de preparo e observando o material, puderam ter um melhor entendimento dos conceitos trabalhados. Com isso, podemos enfatizar a importância de se trabalhar com aulas práticas no ensino da biologia, uma vez que ao utilizar esta estratégia didática, otimizadora do ensino-aprendizagem, obtém-se grandes benefícios tanto na perspectiva dos residentes e professores que desenvolveram a prática, quanto dos alunos.

Downloads

Publicado

2023-12-06