A GESTÃO ESCOLAR FRENTE À DIVERSIDADE: combater o bullying, construir o respeito e educar para a paz

Autores

  • Eliza Mara Vieira Marcondes Abreu IFSuldeminas-Machado
  • Aurea
  • Fabíola

Palavras-chave:

Reflexão, Saúde Emocional, Violência

Resumo

O presente relato de experiência obteve-se a partir de uma prática vivenciada na disciplina Prática como Componente
Curricular V aplicada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I em uma escola Municipal da cidade de Poços de
Caldas, MG. Este estudo trata-se do trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Pedagogia EaD do Instituto
Federal do Sul de Minas Campus Muzambinho. Como problema de pesquisa construiu-se a questão: de quais formas a
gestão escolar durante o Ensino Fundamental I pode implementar e articular práticas educacionais no combate ao bullying,
de modo a promover o respeito e empatia entre os estudantes? Tendo como objetivo geral conscientizar toda a comunidade
escolar por meio de práticas educativas e reflexivas sobre o que é o bullying e quais são as consequências para as vítimas
e a sociedade em geral. Assim, foram obtidos resultados importantes na perspectiva da gestão escolar, pois evidenciou a
importância de capacitar e preparar toda a comunidade escolar para o combate à violência nas escolas.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA