A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA MEDIAÇÃO DE JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Juliana A. MUNIZ IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Monique Liliane da Silva Freire IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho https://orcid.org/0000-0003-0412-7570
  • Maria A. L MENDES IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Maria C. F. NASCIMENTO IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Campo Multiplicativo, Formação Inicial e Continuada

Resumo

Este trabalho visa demonstrar, a partir de uma experiência prática realizada no curso de Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, a importância do uso de jogos virtuais na aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as dificuldades inerentes ao seu uso e a importância da formação docente na mediação do uso desses jogos. A análise foi construída a partir do contexto pandêmico provocado pela Covid-19. Para essa construção crítico-reflexiva, além da análise da prática, também foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema. A análise da experiência possibilitou evidenciar aspectos extremamente excludentes do ensino remoto emergencial, seja em nível econômico, técnico ou cultural e, por outro lado, a grande importância de se empregar e garantir o acesso de cada vez mais tecnologia na educação pública. Por fim, foi possível observar a extrema importância da mediação de um profissional habilitado ao trabalho pedagógico formal no uso do jogo e das tecnologias virtuais como um todo, sem a qual, os objetivos educacionais não conseguem se realizar plenamente.

Downloads

Publicado

26-12-2022

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA