DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO E NO INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO FAMILIAR

Autores

  • Graziela Iacelli IFSULDEMINAS/MUZAMBINHO
  • Jair Silva Sobrinho IFSULDEMINAS/MUZAMBINHO
  • Maria Aparecida Mendes IFSULDEMINAS/MUZAMBINHO

Palavras-chave:

Ambiente Escolar; Gestão Democrática; Hábito leitor.

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência cujo ponto de partida foi a disciplina de Prática como Componente
Curricular V do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. A fim de discutir
os desafios enfrentados pela Gestão Escolar no processo de Alfabetização, foram realizadas atividades de aplicação de
um projeto com a equipe gestora e pedagógica de uma escola pública localizada na cidade de Alfenas, MG, com o
objetivo de destacar a importância da construção de uma gestão participativa e da colaboração da família no processo
de aprendizado dos discentes. O problema de pesquisa questionou a respeito de possíveis modos de inserção de família
no processo de formação dos discentes por meio da gestão escolar. A execução do trabalho foi desenvolvida a partir da
construção teórica e da coleta de dados, que se deu por meio de entrevistas com os gestores e pedagogos.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA