DISCIPLINA INTEGRADORA EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTE: entre dilemas e possibilidades em uma interdisciplinaridade em construção

Autores

  • Joás Araújo de Souza IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Hellyas Junio Campos Mariano
  • Marcos Roberto So
  • Mateus Camargo Pereira

Palavras-chave:

Comunicação; Arte; Educação Física; Linguagem; Interdisciplinaridade.

Resumo

Em decorrência da precarização do Ensino Médio, a Educação Física e Arte foram unificadas em uma única disciplina
denominada “Integradora Educação Física e Arte” no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho. O objetivo deste estudo é analisar o processo de integração desses dois componentes curriculares, mais especificamente apontar dilemas e possibilidades. Três categorias foram geradas para analisar a referida experiência de integração: (i) interferência na autonomia docente e potencialidade de determinados conteúdos; (ii) valorização da criação; (iii) o não-divórcio dos signos provenientes do “corpo em movimento” e das abstrações generalizadas teoricamente. Conclui-se que a origem precarizada da disciplina não implica em uma mediação didático-pedagógica igualmente precarizada.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA