RECURSOS SUSTENTÁVEIS PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: capacitação docente

Autores

  • Vanda Aparecida Batistão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho
  • Francine Silva Ananias Vital Oliveira
  • Lavínia Micaelle Cruz
  • Nicole Assalim
  • Vanessa Amélia Xavier de Assis
  • Aline Claudino de Castro
  • Cristiane Fortes Gris Baldan
  • Valdirene Pereira Costa

Palavras-chave:

Qualificação docente, Material reciclável, Comunidade escolar, Educação ambiental

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo desenvolver discussões acerca do processo de construção de recursos
pedagógicos por professores de educação física de uma escola de Varginha, Minas Gerais, no ano de 2023, para o
desenvolvimento de aulas práticas de educação física, com intenção de resolver ou diminuir a falta de recursos
pedagógicos na escola, propiciando meios de superação através de capacitação docente. Com este princípio, a finalidade desta experiência foi construir e analisar a importância da confecção desses recursos a partir de materiais recicláveis, considerando a realidade na qual a escola está inserida e provocando a consciência crítica no que concerne à sustentabilidade, oportunizando aos docentes formular reflexões acerca do contexto da práxis pedagógica, com um tema relevante e atual, coincidente com a preocupação com o meio ambiente, sendo uma questão que deve permear todos os setores da sociedade e, sem dúvida, a escola é um dos principais canais de propagação desse conhecimento, no que se refere à criticidade sobre o consumo e o uso de materiais que geram impactos negativos ao meio ambiente.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA