GUIANDO O CAMINHO: orientações para o trabalho com crianças autistas

Autores

  • Giliane Roberta de Lima If sul de minas campus muzambinho
  • Ana Paula Carvalho Souza
  • Richeli Alice Domingues Claro
  • Ana Mara Alves
  • Cristiane Fortes Baldan

Palavras-chave:

Inclusão, Trsnatorno do espectro autista, Ensino fundamental

Resumo

O presente trabalho relata as experiências obtidas, mediante observações e a prática realizada na disciplina de
Prática como Componente Curricular, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Sul de Minas –
Campus Muzambinho, em uma escola municipal urbana na cidade de Cabo Verde. A experiência partiu do seguinte fato enfrentado pelos professores: a dificuldade de trabalhar com alunos autistas. O objetivo geral deste estudo é refletir com os professores as suas metodologias utilizadas no dia a dia. Os objetivos específicos foram demonstrar os principais desafios dos professores em relação ao trabalho com alunos atípicos, bem como dialogarsobre caminhos que diminuam a dificuldades e desafios encontrados no ambiente escolar frente à inclusão do aluno com TEA e enfatizar a importância da rede de apoio na comunidade escolar. Foi feito neste trabalho um momento de diálogo e de reflexão com os professores acerca do tema Transtorno de Espectro Autista e das abordagens em relação a essa condição. Os resultados derivados deste trabalho evidenciaram que os professores têm muitos obstáculos quando possuem um aluno autista e que necessitam de capacitações.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA