LIBRAS NO CAMPUS: relato de experiência a partir de um curso de extensão

Autores

  • Kênia Cristina Teófilo da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes
  • Davi Vieira Medeiros

Palavras-chave:

Língua de sinais; Surdez; Surdos; Comunidade surda; Comunicação.

Resumo

O acesso das pessoas surdas brasileiras à sociedade e, principalmente, à educação, tem assumido novos vieses, devido, dentre outros, à crescente presença da Libras na nesses espaços, em virtude de legislações específicas, bem como de tentativas de reorganização de ambientes educativos, tendo em vista as especificidades linguístico-culturais desses indivíduos. Torna-se necessário, portanto, a partir dessa nova realidade socioeducacional, adquirir conhecimentos acerca da Libras, da surdez e dos surdos. Nesse sentido, o presente relato expõe um pouco das experiências vivenciadas durante a minha participação enquanto bolsista-cursista do projeto de extensão Libras no Campus. O curso contou com encontros semanais nos quais foram realizadas discussões envolvendo as temáticas mencionadas acima e vivenciados momentos práticos de interação em Libras, em que foram trabalhadas habilidades de comunicação nessa língua. O curso proporcionou a mim, bem como aos demais participantes, a oportunidade de (des)construir conhecimentos acerca da Libras, da surdez e dos surdos e de se apropriar de habilidades de comunicação em Libras.

Downloads

Publicado

2023-12-06