METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem cooperativa e discussão dirigida
Palavras-chave:
Estratégias Pedagógicas, Metodologias de Ensino, Educação Ativa, Maquetes de células, Ensino de BiologiaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar os resultados, benefícios e desafios encontrados ao aplicar estratégias da Metodologia Ativa no ensino de Biologia (Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Cooperativa e Discussão Dirigida). As atividades envolveram a construção de maquetes de células vegetais e animais, utilizando materiais recicláveis, seguidas de apresentações para a turma. As estratégias adotadas proporcionaram aos alunos uma oportunidade prática para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de comunicação, mostrando resultados positivos e promovendo o interesse e compreensão aprofundada do tema estudado. A participação dos bolsistas do PIBID agregou grande valor ao sucesso do processo educativo, sanando dúvidas e auxiliando os alunos nas atividades. As atividades demonstraram uma demanda por mais práticas que trabalhassem a oratória, e os estudantes sugeriram a ampliação dos tipos de células a serem confeccionadas, proporcionando maior diversificação e engajamento no processo de aprendizagem.