INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Danilo Eduardo da Silva Barrozo
  • Gisah Maria Mafra Olivé
  • Osmar de Araújo Dourado Júnior Ifsuldeminas
  • Poliana Ester da Silva

Palavras-chave:

Programação de computadores, Linguagens de programação, Algoritmos

Resumo

Este relato de pesquisa tem o objetivo de levar os estudantes do Ensino Médio (EM) a desenvolver aplicações de Inteligência Artificial (IA) por meio da programação de algoritmos tendo como base a grade curricular de matemática ensinada. Os algoritmos de IA que serão abordados nesta pesquisa se propõem a resolver problemas de Agrupamento ‒ com o algoritmo K-means ‒ e de Classificação de dados linearmente separáveis ‒ com o algoritmo Perceptron. Um estudante do Curso técnico Integrado em Informática implementou os algoritmos supracitados na Linguagem de Programação Scratch. A um estudante do EM, sem conhecimento prévio de programação, foram ensinadas as bases do assunto e de IA para que pudesse contribuir com o desenvolvimento do programa por meio da realização de testes. O trabalho conjunto desses estudantes comprovou que os algoritmos de IA são acessíveis ao aluno de EM, bem como o aprendizado de programação voltados à resolução de problemas também é uma prática que pode ser amplamente utilizada.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA