A Música como recurso alternativo no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental
Palavras-chave:
Brincar, Ludicidade, Musicalização, SustentabilidadeResumo
O presente trabalho refere-se a uma Prática como Componente Curricular vivenciada em uma escola da rede municipal, em uma turma do 1º Ano do Ensino Fundamental. A atividade consistiu na aplicação de vídeos didáticos, confeccionados como parte de um projeto de apoio ao ensino remoto, denominado Pedagogia em Quarentena, e na discussão e acompanhamento dos resultados. Os objetivos são: descrever as experiências vivenciadas; oportunizar novas possibilidades para as práticas de musicalização infantil e de interesse pela música; sugerir alternativas de baixo custo na confecção dos instrumentos musicais a partir de sucatas; conscientizar e mobilizar a comunidade escolar a respeito das questões ambientais. A proposta visa resgatar e enfatizar a relevância do lúdico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E, os resultados alcançados demonstram que houve uma participação significativa dos alunos: aproximadamente 45,5% dos estudantes concluíram a atividade extracurricular proposta.