CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE INCLUSIVA: investigando a realidade da inclusão no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Autores

  • Camily Mariana Paulino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho
  • Maura Arieli de Sousa Amâncio
  • Raul Casagrande Possidônio
  • Marcela Bueno de Jesus Paião
  • Usha Vashist
  • Juliana Cristina dos Santos

Resumo

O trabalho aborda a importância da educação inclusiva para pessoas em situação de deficiência física, auditiva e visual. O estudo foi realizado no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, juntamente com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). O propósito abrange como a implementação da educação inclusiva afeta o processo de aprendizado desses indivíduos, abordando assim a forma que aplicam os recursos pedagógicos e acolhem a diversidade. Foram disponibilizados formulários para alunos em situação de deficiência e profissionais da área de educação inclusiva. Os alunos consideraram que o IFSULDEMINAS está em processo de desenvolvimento de práticas inclusivas, mas destacaram deficiência em relação a preparação dos profissionais da educação, a infraestrutura da instituição e sugerem melhorias na estrutura e mais estratégias que promovam a inclusão.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA