EXPLORANDO DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: um relato de experiência no programa de residência pedagógica
Palavras-chave:
Laborátorios, Ensino Médio, Ensino Técnico Integrado, Instituições Federais, Educação TecnológicaResumo
O texto aborda a realidade da educação pública no Brasil trazendo um relato sobre potencialidades e limitações desses espaços enquanto estagiário. O estágio supervisionado obrigatório junto ao Programa Residência Pedagógica (PRP), realizado em parceria com escolas estaduais e o próprio Instituto Federal, revela desafios como a falta de equipamentos na instituição Estadual, levando a um ensino mais centrado em livros didáticos. No entanto, a introdução de atividades práticas, mesmo com recursos limitados, mostra-se mais eficaz para engajar os alunos e aprimorar o aprendizado. O estágio e o PRP reforça a importância de programas de incentivo a formação de professores, e a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação continuada de professores para garantir uma educação de qualidade, equitativa na formação crítica dos alunos.