O QUE É CIÊNCIA E COMO ELA É CONSTRUÍDA: uma proposta metodológica para o ensino

Autores

  • Pâmela Aparecida de Andrade Moreira IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas
  • Brenda Marine Almeida de Jesus
  • Edmilson Acássio Barreiro
  • Jéssica Letícia Murça
  • Marcela Maia Veronesi
  • Stefanny Basso Campos de Moraes
  • Giovana Carine Leite
  • Jane Piton Serra Sanches

Palavras-chave:

Método Científico; Ensino de Biologia; Conhecimento Científico.

Resumo

O presente trabalho relata as atividades de regência desenvolvidas durante o primeiro módulo do Programa de
Residência Pedagógica, da CAPES, em uma escola estadual, de ensino médio, localizada no município de Poços de
Caldas - MG. A temática trabalhada, prevista em diversos documentos norteadores do ensino, como a BNCC, é a
metodologia científica. A prática objetivou a desmistificação da ciência e da pessoa do cientista, além de fornecer uma metodologia alternativa para o trabalho de professores e graduandos dos cursos de licenciatura, dentro da área das ciências da natureza. Embora os alunos carregassem percepções equivocadas do conhecimento científico, foi possível perceber que essas concepções se alteram ao longo das atividades, mesmo que ainda haja limitações.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA