ADAPTAÇÕES DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA DESENVOLVIMENTO TÁTIL E APOIO DA ALFABETIZAÇÃO BRAILLE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maira Fernanda Ribeiro IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Hugo Henrique Trombetoni IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Inclusão, Atendimento Educacional Especializado, Apoio Educacional, Escrita Tátil, Adaptação Tátil

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiências no ambiente escolar é garantido pela constituição, mas somente a inserção não é suficiente para efetiva inclusão, são necessários vários estímulos, apoios e adaptações no contexto escolar. Esse trabalho descreve a experiência de atendimento, adaptações e escrita tátil (Braille) de materiais pedagógicos para alunos com deficiência visual, seguindo uma abordagem inclusiva, em uma escola municipal de ensino regular localizada em Ouro Fino, Minas Gerais. Diversos materiais foram adaptados no período de fevereiro a junho, conforme os planejamentos de aulas da professora regente, utilizando de materiais de diferentes texturas para adaptação das atividades propostas e parcerias foram possibilitadas. Os estímulos táteis e a inserção do Braille precocemente promove o interesse em leitura do aluno e apoia que o processo de inclusão ocorra na educação infantil, fazendo com que o aluno se sinta incluído junto aos colegas.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA