DIÁLOGOS SOBRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: um relato de experiência

Autores

  • Lídia Corbicelles Silva IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas
  • Ligia Doneli Oliveira IFSULDEMINAS CAMPUS POÇOS DE CALDAS
  • Rebeca Capra IFSULDEMINAS CAMPUS POÇOS DE CALDAS
  • Enelric Rixa IFSULDEMINAS CAMPUS POÇOS DE CALDAS
  • Estefany Esteves IFSULDEMINAS CAMPUS POÇOS DE CALDAS
  • Jane Piton Serra IFSULDEMINAS CAMPUS POÇOS DE CALDAS
  • Cristiane de Oliveira Martins IFSULDEMINAS CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Palavras-chave:

Educação; Competências socioemocionais; Habilidades; Acolhimento; Intervenções

Resumo

Este relato de experiência mostra a importância da escola no desenvolvimento de habilidades cognitivas e
socioemocionais dos alunos, levando em consideração o ambiente em que eles estão inseridos. Destaca-se a importância das atividades de acolhimento para promover a interação entre os alunos e incentivar a prática das competências socioemocionais, impulsionando um sentimento de pertencimento. O artigo apresenta algumas intervenções realizadas pelos residentes durante o programa Residência Pedagógica nas salas do 8º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de uma escola no município de Poços de Caldas, que visavam o desenvolvimento das habilidades de autonomia, empatia, resolução de conflitos, responsabilidade e resiliência. As atividades foram realizadas utilizando o Canva e o PowerPoint e as duplas e a discente responsáveis pelas intervenções obtiveram resultados satisfatórios com a participação e engajamento dos alunos, porém com algumas ressalvas.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA