FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: desafios da gestão escolar

Autores

  • Daiana Cristina Gomes da Silva IFSULDEMINAS campus Muzambinho
  • Cidinha
  • Jair
  • Daiana

Palavras-chave:

Gestao, Formação continuada

Resumo

A pesquisa discorre sobre a formação e a prática docente que têm sido um dos temas mais debatidos atualmente em função
da tão desejada e necessária obtenção de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. A formação e o trabalho
docente são uma questão importante, sendo assim, o problema de pesquisa proposto foi: de que forma a gestão escolar
pode implementar a formação continuada docente com vistas numa melhor qualificação da prática pedagógica a partir
das contribuições metodológicas da pesquisa-ação? O campo empírico da presente pesquisa deu-se em uma escola
municipal tendo como objetivo analisar as dimensões que orientam a formação e o desenvolvimento profissional. O
presente Trabalho foi elaborado em formato de relato de experiência. Os temas discutidos e desenvolvidos nas atividades
formativas foram sobre metodologias ativas, BNCC e currículo, formação por área de conhecimento ou componentes
curriculares e ensino por habilidades e competências.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA