GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: uma estratégia para engajamento dos alunos

Autores

  • Maria Raquel Gonçalves Della Torre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado
  • Daniela Augusta Guimarães Dias

Palavras-chave:

Ensino; Tecnologia; Aprendizagem.

Resumo

Neste relato, descrevemos experiências vivenciadas no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na
Educação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) -
Campus Machado. Destacamos, por meio deste trabalho, a importância da gamificação na educação, uma abordagem que auxilia na aprendizagem dos alunos na sala de aula. Iniciamos este trabalho com uma discussão sobre o uso de tecnologias dentro da sala de aula, que visa auxiliar a aprendizagem dos alunos. Em seguida, abordamos como foi realizada a estratégia de aplicação da gamificação na sala de aula com alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, na instituição Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no município de Extrema, MG. Por fim, apresentamos o relato da experiência que vivenciamos, a qual atendeu de forma positiva e benéfica o aprendizado de cada aluno.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA