A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR

Autores

  • Débora Tereza Carvalho Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Jaqueline de Fátima de Sales
  • Erika Carvalho Silva
  • Jair Silva Sobrinho
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes

Palavras-chave:

Educandos, Escola, Gestão Escolar

Resumo

O presente trabalho parte da prática vivenciada na disciplina Prática como Componente Curricular VI - PCC VI do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, tendo toda elaboração prática e teórica voltadas para a gestão participativa e democrática com um recorte nos fatores que ocasionamo aumento da evasão escolar na atualidade. O problema de pesquisa procurou compreender de que forma o gestor escolarpoderá mitigar os índices de abandono e evasão escolar. O objetivo geral do referido trabalho visou refletir sobre a importância de uma gestão escolar participativa e democrática e de que forma ela pode amenizar os problemas que levam o aluno a evadir da escola. Como resultado,foi possível observar que, anteriormente,a evasão escolar já havia chegado a números maiores, mas ainda é motivo de preocupação para aequipe diretiva. Foi possível concluir que uma gestão participativa e democrática contribuiu de forma relevante e positiva para que a evasão escolar fosse amenizada naquela instituição escolar.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA