O BULLYING ESCOLAR E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E À DIVERSIDADE: um relato de experiência

Autores

  • Poliana Tranali Mendonça Oliveira IF Sul de Minas - Campus Muzambinho
  • Lara Jivana Maria de Sousa Braz
  • Livia Maria Silva Ventura
  • Maria Aparecida Lúcio Mendes
  • Amanda Souza Moraes

Palavras-chave:

Gestão; Violência; Conscientização; Valores.

Resumo

Este relato de experiência refere-se à atividades realizadas durante o Curso de Licenciatura em Pedagogia do
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Considerando que a escola é ambiente primário de socialização fora das
famílias, torna-se necessário levantar algumas hipóteses para que ela ofereça uma formação integral, moral e ética a seus alunos. Assim, utilizando-se da problemática do bullying e da necessidade de transformar a escola em um ambiente mais harmonioso, que acolhe e respeita as diferenças, tem-se por objetivo neste trabalho relatar a experiência e os resultados de atividades desenvolvidas com alunos e professores de uma Escola Municipal da cidade de MuzambinhoMG. A partir dos resultados foi possível concluir que é importante a escola investir em uma formação continuada para sua equipe pedagógica para que sejam capazes de interpretar e resolver situações complexas no trabalho, fornecendo subsídios que propiciem a seus estudantes ferramentas para um desenvolvimento pleno e significativo como cidadãos.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA